quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA 2011



    Na EMEF Profª Ester Cordeiro de Souza a semana das crianças foi super especial.
    Várias atividades foram planejadas para que a diversão fosse garantida a semana inteirinha.
    Tivemos Cine & Pipoca, Gincana, Passeios pela cidade, Balada, Dia da Festa com um delicioso Bolo e como fechamento o Dia D, que teve brinquedos como Pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, sala do vídeo game, barracas de pipoca, algodão doce, mini pizza e cachorro quente.
      Nem precisamos dizer que nossas crianças adoraram. 
      Vejam abaixo o álbum virtual com todas as atividades da semana.    
publicado por Cláudia López Azevedo
     

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entrega do KIT Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada

   No dia 14 de setembro nossos alunos foram presenteados com o KIT Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, que contém um 1 LIVRO, 1 CD e 1 DVD com músicas e vídeos clipes educativos. Este material estimula as crianças a se aproximarem da linguagem musical e conhecerem diferentes instrumentos e ritmos brasileiros.
   O kit entregue pela Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, vem com o intuito de intensificar ainda mais o ensino Musical no currículo escolar, desta forma a ação vai de encontro com a Lei Federal nº11.769 de 18 de agosto de 2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino musical no currículo escolar.
   Para o evento a Professora Márcia Mercedes e a turma do 3ºC realizou uma apresentação super especial aos nossos convidados, que vieram prestigiar a entrega de tão precioso material.
    Vejam o slide show abaixo com nosso álbum virtual do evento.

publicado por Cláudia López Azevedo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Interagindo e Conhecendo nossa Comunidade - Jardim Trianon


    A professora Tânia propôs uma atividade super instrutiva para a turminhha do 3º ano A. Tendo como ponto de partida o bairro onde moram, a turma realizou uma intensa pesquisa sobre os tipos de moradia predominantes do bairro, os comércios existentes e até os serviços básicos oferecidos à comunidade.
    Com a pesquisa pronta e em mãos as crianças começaram a planejar como montar tudo o que pesquisaram através de outra perspectiva, e para isso foi proposto a construção de maquetes em grupos, afinal a maioria dos alunos moram perto uns dos outros e a realidade é a mesma e a troca de experiências foi garantida, através dos diversos pontos de vista.
   Lançando mão de recortes e colagens, sólidos geométricos, dobraduras, a turminha pode mostrar que está afiada em se localizar na comunidade onde residem.
    A pesquisa ainda gerou uma discussão sadia, acerca do que falta para a comunidade no bairro como mais saúde, já que o PS próximo está sempre super lotado, bem como mais áreas de lazer destinadas para as crianças, como parques e ginásios.
     Vejam no vídeo abaixo uma pequena mostra do registro fotográfico realizado da confecção da maquete.

Profª Tânia 3º ano A
publicado por Cláudia López Azevedo

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Produzindo Arte para o Papai

    A professora Sandra Lino do 2º ano C, propôs uma atividade, aonde explorasse a criatividade e a sensibilidade da criação de fazer algo para presentear uma das pessoas responsáveis pela nossa existência, o Papai.
    Com materiais baratos e de fácil aquisição (palitos de sorvete), a turminha do 2ºC pôs as mãozinhas à obra e confeccionou um charmoso porta treco, para ser o presente do papai no seu dia.
   Além de arte as relações familiares foram trabalhadas e valorizadas, como meio de formação de identidade.
   Vejam no vídeo abaixo o registro desta atividade super bacana e importante.

2º ano C - Profª Sandra Lino

publicado por Cláudia Lóperz Azevedo

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Folclore


   No dia 22 de agosto comemoramos o dia do Folclore. Você sabe o que é folclore? Leia o texto abaixo e fique por dentro de tudo, sobre esta data tão importante para nós brasileiros.

O que é folclore?

  Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.as lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do brasil:
Boitatá
 Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem 
indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta josé de anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
  Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
  Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem
  Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-d'água
  Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Mula-sem-cabeça
  Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouro
  Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-pererê
   O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.


Agora que você já sabe um pouco sobre Folclore, que tal nos dizer qual Lenda ou mito você acha mais interessante!

publicado por profªn Cláudia López

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festa Junina 2011


    No dia 18 de junho de 2011 aconteceu em nossa escola a nossa já tradicional Festa Junina.  Com muitas brincadeiras, comidas típicas e as maravilhosas apresentações de nossos alunos.
    Não precisamos nem dizer que foi tudo muito lindo, e nossas crianças arrasaram com suas coreografias, e nossa comunidade então, foi maravilhosa, participando efetivamente de todas as nossas atrações.
    Vejam no vídeo abaixo o registro de tudo o que aconteceu nessa festa tão especial e bonita.

Festa Junina 2011 EMEF Profª Ester Cordeiro de Souza

publicado por Cláudia López
    

terça-feira, 17 de maio de 2011

PASSEIO A TOCA DA RAPOSA - ÍNDIOS DO XINGU


     Nossa turma do vespertino, participou de um passeio super educativo à Toca da Raposa, onde os índios do Xingu os KUIKUROS estavam e nos mostraram um pouco de suas tradições e danças.
     O passeio que prioriza a Educação Ambiental e o respeito pela cultura indígena, foi maravilhoso e nossos alunos além de aprenderem bastante se divertiram pra valer.
     Para saber um pouco mais sobre os KUIKUROS é só clicar.
    Vejam no nosso álbum virtual todas as fotos deste passeio inesquecível.

Índios do Xingu - Kuikuro


publicado por Cláudia López

terça-feira, 10 de maio de 2011

INTERPRETAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DA ARTE


     A turminha do 1º ano A, está pondo pra quebrar na leitura, isso porque a professora Cida propôs a inicialização das tão famosa roda de história.
      Todos os alunos da EMEF Ester vão a biblioteca pelo menos uma vez por semana para pegarem um livro de sua preferência e através dessa escolha a professora propõem a contagem de histórias para turma.
      Além de treinar a leitura, a turma acaba pegando o gosto por contar e ouvir histórias o que é maravilhoso, pois tornar alunos leitores capazes e constantes é nossa maior meta.
      Mas a professora Cida foi além, em uma das contagens de história, ela propôs também que as crianças interpretassem a história através de esculturas de massa de modelar, e aí o  trabalho ficou mais do que completo, e nem é preciso perguntar se as crianças gostaram, é só ver o vídeo abaixo para você ver as carinhas felizes deles.
1º ano A Profª Cida Intermediário
publicado por Cláudia López

segunda-feira, 9 de maio de 2011

APRENDENDO SEQÜÊNCIA NUMÉRICA - BRINCAR PARA APRENDER


     Aprender brincando está intríseco na educação, e foi isso que a professora Cida do 1º Ano A, propôs na  atividade Brincar para Aprender.
   As crianças através da brincadeira da Amarelinha e caracol,  aprenderam os numerais, a seqüência numérica, adquiriram coordenação motora, equilíbrio enfim uma atividade mais do que completa!
    Veja no vídeo abaixo o desenvolvimento dessa atividade super importante e divertida.
Brincar para Aprender 1º Ano A  intermediário Profª Cida

publicado por Cláudia López

quinta-feira, 5 de maio de 2011

HOMENAGEM AS MÃES


     Neste ano iremos comemorar o dia das nossas queridas Mamães no dia 08 de maio, pois como já é sabido todo segundo domingo do mês de maio é o dia dessa mulher tão importante em nossas vidas.
       Para saber mais sobre a data clique no link ao lado Dia das mães.
      E a turma do 2º ano C professora Sandra Lino preparou uma surpresa super especial para este dia.
     Com muita pesquisa, empenho e dedicação os alunos e professora confeccionaram um maravilhoso Livro de Receitas, que levou em conta os gostos da turma, e depois de pronto este será a lembrancinha que será ofertada a mamãe em comemoração a data, afinal presente bom é presente feito com amor e foi isso que ocorreu ao fazerem tão preciosa lembrança.
    Vejam no vídeo abaixo a alegria e orgulho que as crianças demonstram com seu Livro pronto.

2º ano C  Profª Sandra Lino

publicado por Cláudia López

quarta-feira, 4 de maio de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA É BEM ESTAR


      Praticar exercícios físicos além de ser muito gostoso é também ótimo para nossa saúde. 
      Em nossa escola as aulas de Educação Física tem sido um momento de puro divertimento e cuidado com o corpo, afinal, exercitar-se  brincando é tudo de bom, não é mesmo?
     Vejam no vídeo abaixo uma pequena amostra do aquecimento com exercícios específicos que o professor Junior preparou para nossos alunos.
    Vamos Malhar?

Educação Física EMEF Profª Ester - Professor Junior 


publicado por Cláudia López